Campo Mourão, domingo, 28 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Eventos

03/05/2023 | Concebido por Goioerê

MannaAgro BootCampo: Tecnologia e Educação 5.0 serão temas de grandes eventos na Expoingá

MannaAgro BootCampo: Tecnologia e Educação 5.0 serão temas de grandes eventos na Expoingá

Inscrições estão abertas. Evento ocorrerá nos dias 6 e 7 de maio no Restaurante Central do Parque de Exposição.

A Expoingá 2023 irá sediar dois eventos focados em inovação envolvendo tecnologias exponenciais e educação 5.0. Uma das maiores feiras do setor agropecuário do Brasil, a Expoingá acontece de 4 a 14 de maio, em Maringá, no Noroeste do Paraná. Os eventos são o MannaAgro Bootcampo, para estudantes, e o MannaGaláxias Bootcamp, para professores e pesquisadores. A realização conta com o apoio do Governo do Estado do Paraná, por meio da Fundação Araucária e Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), da Sociedade Rural de Maringá (SRM), da Sociedade Brasileira de Microeletrônica (SBMicro), Conselho Nacional e Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Evoa – aceleradora de startups.

O evento ocorrerá nos dias 6 e 7 de maio, das 8h às 18h, no Restaurante Central do Parque de Exposições e os interessados já podem garantir suas inscrições.

“Nosso objetivo é promover um ambiente de aprendizado imersivo e o diálogo entre universidades, escolas, governo, sociedade e indústria. Todos esses atores trabalhando em favor do aprendizado e da construção de conceitos relevantes relacionados com a cidadania”, ressalta uma das organizadoras do evento e professora da Universidade Estadual de Maringá, Linnyer Beatrys Ruiz Aylon.

Assunto em alta no mundo todo, as tecnologias exponenciais vêm provocando mudanças na sociedade e promovem inovação. São exemplos de tecnologias exponenciais a Internet das Coisas (IoT), a Inteligência Artificial (IA), os Chips da microeletrônica, a Internet das Coisas Robóticas (IoRT), a Internet dos Drones (IoD), Metaverso.

Linnyer Beatrys destaca que as pessoas exponenciais são felizes, criativas, apresentam inteligência social, são capazes de promover a inovação e de contribuir com o bem-estar.

MANNAAGRO BOOTCAMPO – O Manna é considerado o maior ecossistema de ensino, pesquisa, extensão e inovação em Internet das Coisas e Robótica do Paraná e um dos maiores do Brasil. O MannaAgro BootCampo é um evento imersivo, dedicado aos estudantes de escolas públicas do Paraná e de todo país.

Para participar do evento, os estudantes devem estar organizados em equipes de 3 a 5 membros sendo que a maioria deve estar matriculada no 8º e 9º ano do Ensino Fundamental II ou do 1º ano do Ensino Médio e ter um professor tutor responsável que irá acompanhá-los em todas as atividades no dia evento.

O evento acontece a partir das 8h do dia 6 de maio. Serão realizadas oficinas com protótipos e projetos de Chips, Hardware, Robótica, Drones, Metaverso, Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial (IA), Jogos, Impressora 3D, Programação, Mundo Maker, Pensamento Computacional, Letramento Digital, entre outros.

Na agenda do evento também estão ações relacionadas com a internacionalização, a Agenda 2023 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. No período da tarde, as equipes participarão de um grande momento de inovação desenvolvendo suas ideias para o tema proposto. O melhor trabalho receberá prêmio.

No evento, os estudantes terão lanche e almoço gratuito. É necessário usar o uniforme da escola e seguir o regulamento. As vagas são limitadas e se a demanda for superior, a organização terá que selecionar as equipes considerando os critérios já estabelecidos.

MANNAGALÁXIAS BOOTCAMP – O evento é dedicado aos professores de escolas públicas, professores universitários das áreas de tecnologias (10 vagas), secretários de educação e diretores interessados em Educação 5.0 e em participar da expansão do Universo do Ecossistema Manna. São esperados participantes de todo Brasil.

Os professores participarão de dinâmicas de inteligência social considerando experimentar um roteiro de felicidade baseado no trabalho da Universidade de Harvard. Eles também irão vivenciar oficinas de Robótica, Drones, Metaverso, Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial (IA), Jogos, Impressora 3D, Chips, Programação, Mundo Maker, Pensamento Computacional, Letramento Digital, etc.  As vagas são limitadas e se a demanda for superior, a organização terá que selecionar os participantes considerando os critérios já estabelecidos.

INSCRIÇÕES – As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.manna.team. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail proj-manna@uem.br.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA EXPOINGÁ 2023

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 |
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal