Campo Mourão, segunda-feira, 29 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Região

31/08/2023

IDR-Paraná orienta Produtores de leite de Iretama no processo de Pré secado e Fenação

IDR-Paraná orienta Produtores de leite de Iretama no processo de Pré secado e Fenação

O projeto leite IDR com apoio da prefeitura municipal de Iretama e a ITAIPU é prioritário para atendimento pelo profissional lotado na unidade local do IDR Paraná, por ser a fonte principal de renda da agricultura familiar no município.

Os produtores assistidos estão recebendo orientações nas propriedades para que façam um volumoso conservado com qualidade para alimentar seus animais, nesse perídio de inverno aproveitando as forrageiras de inverno (trigo e aveias). Duas características são consideradas na escolha de uma espécie e cultivar: potencial de rendimento de biomassa seca e valor nutritivo.

O pré-secado é uma silagem que antes de ser armazenada sofreu uma perda de água para permitir fermentação. Essa diminuição da água ocorre no campo, onde material pode ficar em exposição ao sol algumas horas após o corte. Uma vez atingindo a concentração de matéria seca próximo a 45%, pode ser enfardado (rolos) e plastificado (com máquina envelopadora) para que não ocorra a penetração de água e mesmo oxigênio. 

Feno é um alimento com baixa umidade, conservado em fardos, retangulares ou cilíndricos, bem compactados para diminuir espaço de armazenamento e facilitar o manuseio. Deve ser protegido de chuvas (galpões), já que pode ser conservado por longo tempo, desde que bem abrigado de umidade.

Para obtenção de feno recomenda-se o corte do início do alongamento até o florescimento pleno (50% de panículas e espigas emitidas), onde há um balanço entre boa produção de forragem e valor nutritivo. Nesse estágio, é possível obter-se de 5,0 a 10,0 t/ha de matéria seca, com teores de proteína bruta de 10 a 13%. Atrasar o corte, significa perda de valor nutritivo superior ao maior acúmulo de matéria seca. As plantas são cortadas e enfardadas logo na sequência, por isso é importante evitar chuvas durante o corte, secagem e enfardamento do feno.  A forragem deve ser enfardada somente quando estiver com menos de 20% de umidade, pois do contrário permitirá o desenvolvimento de microrganismos que comprometem a qualidade do feno.  A chuva também lixivia nutrientes solúveis (açúcares) das folhas, reduzindo o valor nutritivo do feno.

Segundo o produtor assistido do IDR, Messias Eulampio: “ Nós produtores de leite aqui do município, só víamos esse tipo de maquinário nas feiras agropecuárias, e hoje estamos vendo esse maquinário aqui prestando esse serviço em nossas propriedades, e recebemos orientações do processo de pre secado e fenação pelo nosso técnico do IDR, para termos alimentação de qualidade para nossos animais, pois queremos continuar sempre evoluindo na atividade, para isso contamos com a assistência técnica do IDR e do apoio da prefeitura”.

 

CLIQUE NAS IMAGENS ABAIXO E SAIBA MAIS

 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Fonte: CAMPO MOURÃO | CIDADE PORTAL | IDR - PARANÁ

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 |
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal