Campo Mourão, domingo, 28 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Região

28/10/2023

Prefeitos fazem assembleia descentralizada em Terra Boa e conhecem estrutura de novo hospital

Prefeitos fazem assembleia descentralizada em Terra Boa e conhecem estrutura de novo hospital

Pelo menos 11 prefeitos da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam) participaram de assembleia descentralizada na manhã desta sexta-feira (27) na Câmara Municipal de Terra Boa. Os gestores foram recepcionados pelo prefeito anfitrião Edmilson Moura e a primeira-dama Rose Moura. Simultaneamente à reunião dos prefeitos, foi realizada também o encontro da Associação das Primeiras Damas (Adamas), cuja presidente é a primeira dama de Corumbataí do Sul, Andreia Palombarini.

Durante a assembleia, os gestores municipais discutiram várias pautas municipalistas de interesse da região. Na ocasião, fizeram também uma visita às estruturas do novo hospital do município em fase de conclusão. Eles ficaram impressionados coma estrutura. A obra está localizada em uma área adquirida pelo município, na rua Natal Tortola, no Loteamento Jardim Oasis. Depois de pronto, o hospital terá 38 leitos e classificação de baixa e média complexidade. Além disso, o novo hospital também fará os atendimentos de urgência e emergência, que hoje estão concentrados no Hospital Municipal São Judas Tadeu.

As especialidades serão definidas após o credenciamento da unidade no Sistema Único de Saúde (SUS). A obra de 2,4 mil metros quadrados custará R$ 6,1 milhões. Os recursos são provenientes do Programa de Estruturação de Unidades de Atenção Especialidade em Saúde, do Ministério da Saúde. “Já temos o atual hospital municipal que será desativado com a transferência para a nova sede”, disse o prefeito Edmilson Moura, durante a visita dos demais gestores à unidade. “A estrutura vai trazer mais qualidade no atendimento à saúde de nossa população e da região, melhorando a vida dos moradores”, ressaltou o gestor.

Durante o encontro dos prefeitos, foi discutida também a queda na arrecadação dos municípios, que vem preocupando os gestores. Algumas prefeituras enfrentam inclusive dificuldades para honrar a folha de pagamento, por exemplo.  Os gestores receberam também o secretário executivo da Secretaria das Cidades do Paraná, Orlando Bonete, que alertou aos prefeitos sobre a necessidade de os municípios implantarem o Conselhos das Cidades em sua estrutura.

“Muitos da Comcam ainda estão sem este Conselho que é necessário para garantir a estruturação mínima da futura constituição do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano, que vai articular as instâncias de participação social das cidades entre as três esferas de governo”, observou o presidente da Comcam, Alexandre Donato, prefeito de Corumbataí do Sul.

Outro tema abordado foi a segurança nas Escolas Municipais. Os prefeitos receberam um grupo da cidade de Cascavel que apresentou um projeto que trata sobre o tema. Segundo Donato, a segurança nas escolas tem se tornado uma das principais preocupações dos gestores após os ocorridos dos últimos meses. “Somente neste ano no Paraná foram registradas 8 mortes em escolar”, alertou.

Homenagem e carta de agradecimento

Durante o encontro dos prefeitos, a primeira dama da cidade de Ubiratã, Luciane D"Alécio, recebeu uma homenagem da Adamas. Ela que também é vereadora  e procuradora da Mulher da Câmara, foi nomeada nesta semana, em Cascavel, a "Embaixadora do Outubro Rosa". Trata-se de homenagem em reconhecimento a sua determinação e resiliência. Luciane, que é casada com o prefeito Fábio D"Alécio, está em tratamento contra o câncer de mama. A homenagem partiu da Associação de Primeiras-Damas dos Municípios do Oeste Paranaense (Adamop). Além disso, o presidente da Comcam, Alexandre Donato, recebeu uma carta de agradecimento da Santa Casa de Campo Mourão para o apoio prestado ao hospital diante das dificuldades financeiras enfrentadas.

Reuniões descentralizadas

Donato afirmou ainda que as demais reuniões da Comcam continuarão decentralizadas. A próxima será em Ubiratã, em data ainda a ser definida e na sequência em Engenheiro Beltrão. “Estas reuniões nos municípios são importantes pela troca de experiência e porque também passamos a conhecer a realidade de cada município. Fomos muito bem recebidos pelo prefeito Edmilson e a primeira dama Rose em Terra Boa”, ressaltou. Após a reunião de trabalho, os prefeitos saborearam o prato típico da cidade, a Costela da Terra, servido durante um almoço.

Prefeitos no encontro

Participaram da assembleia: o prefeito anfitrião, Edmilson de Moura, Edenilson Miliossi (Barbosa Ferraz), presidente do Condescom, Alexandre Donato (Corumbataí do Sul), presidente da Comcam,  Junior Garbim (Engenheiro Beltrão), Joel Buscariol (Boa Esperança), Ricardo Radomski (Mamborê), Julio Frare (Peabiru), Vivaldo Lessa Moreira (Roncador), Fábio D’Alécio (Ubiratã), Ismael Dezanoski (Janiópolis), Leonardo Romero (Quinta do Sol).

 

CLIQUE NAS IMAGENS ABAIXO E SAIBA MAIS

 
CLIQUE AQUI E FAÇA SEU PRÉ-CADASTRO
PUBLICIDADE

Fonte: CAMPO MOURÃO | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA COMCAM

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 |
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal